As certificações são a prova do nosso compromisso de conformidade junto aos nossos clientes, fornecedores e órgãos públicos. A evidência maior de nossa competência em gestão administrativa e operacional.
Vem entender um pouquinho de como a uma de nossas certificações, a ISO 9001, funciona.
O que é?
Essa norma de padronização da International Standard Organization (ISO) é voltada para produtos e serviços e utilizada em todo o mundo por empresas de quaisquer segmentos e portes.
A finalidade é aplicar boas práticas e aprimorar a gestão organizacional.
Essa regra também pode ser aliada a outras regras, relacionadas a, por exemplo, meio ambiente, saúde ocupacional e segurança.
A organização que possui a certificação ISO 9001 é percebida pelo mercado como referência no setor, considerando gestão estratégica, tática e operacional. Todo o esforço da certificação é a satisfação do cliente e, para isso, os vários setores e departamentos da empresa passam por melhorias. Isso reflete num produto de melhor qualidade, o que é muito importante para os clientes.
BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001
Apresentar o certificado coloca a empresa em um patamar acima das demais. Demonstra que a companhia zela não só pela qualidade do produto ou do serviço, mas também pelo cumprimento de regulamentos, de legislações e de toda e qualquer exigência de caráter normativo.
A gestão de qualidade vai além da aplicação de novas regras de operação na empresa. Ela representa a construção de uma nova cultura organizacional, envolvendo a direção, os funcionários, os fornecedores, os parceiros e os clientes. Entre os principais benefícios da certificação, destacam-se:
1- Imagem da organização
A empresa que apresenta a certificação ISO 9001 passa a ser vista no mercado como referência em termos de gestão estratégica, tática e operacional. Mas se engana quem pensa que o produto é o foco. O elemento chave é a satisfação do cliente. Todo o esforço deve ser feito pensando nele. Já a clientela vê a companhia como uma organização antenada com práticas modernas.
2- Maior eficiência
A gestão de qualidade eleva os níveis de produtividade da empresa. A maior eficiência operacional reduz as falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à produção. Com isso, a companhia se coloca como um concorrente de peso no seu mercado.
3- Ganhos
Além dos ganhos financeiros decorrentes da certificação ISO 9001, a organização obtém otimização de tempo, recursos humanos e de insumos. A análise dos benefícios da implementação das normas deve se dar de forma holística, identificando todas as áreas abrangidas pelas novas práticas.
4- Equipe
A busca pela qualidade total mobiliza todas as áreas da empresa – e em especial os funcionários. Treinamentos, capacitações e cursos fazem parte da rotina da companhia que quer obter a certificação. A cultura da gestão pela qualidade deve ser assimilada por cada empregado, assumindo a condição de tarefa cotidiana. Para tanto, a organização precisa mobilizar a sua força de trabalho. Já o funcionário se sente estimulado por integrar uma organização diferenciada, preocupada acima de tudo com a satisfação do cliente.
5 – Novos mercados
Muitas empresas só permitem o cadastramento de fornecedores que tenham o ISO 9001. Essa é uma tendência mundial e que ganha cada vez mais força no Brasil. A certificação abre as portas de novos mercados, com clientes exigentes e ávidos por produtos ou serviços de qualidade. Com isso, há maior probabilidade de crescimento de receitas.
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